Sobre Acumpultura

Todos os Planos Amil em um só lugar. Economize até 40% na Linha Adesão!

Sobre Acumpultura

Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como especialidade médica.

O método consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo visando diferentes efeitos terapêuticos, o principal objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético de todo o organismo, que resultará em benefícios globais para o mesmo. “Do ponto de vista da medicina oriental, aquilo que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestariam através de sinais e sintomas como dores e alterações emocionais”, explica.

Assim, a acupuntura trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre. Já o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, relaxante muscular e uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico.

Se você não simpatizou com a ideia de ter agulhas espetadas pelo corpo, talvez reveja sua opinião após conhecer alguns dos benefícios da técnica chinesa. Ela é utilizada para os mais diversos casos de dores e outras males.

Dores de Cabeça: Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.

Sintomas de Depressão e Ansiedade: A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).

Síndrome dos Ovários Policísticos: Um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, concluiu que a síndrome do ovário policístico (SOP) pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos. Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com SOP recebeu eletroacupuntura (técnica na qual as agulhas são estimuladas por uma corrente elétrica de baixa intensidade) regularmente por quatro meses. Como resultado, elas tiveram o ciclo menstrual e os níveis hormonais regularizados.

Mulheres com ovários policísticos não ovulam normalmente – o que pode levar à infertilidade e aumentar o risco de obesidade, de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alergias: A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema. Uma pesquisa alemã publicada no periódico Annals of Internal Medicine relatou que, após serem tratados com a técnica chinesa, os participantes constaram um alívio nos sintomas da alergia.

Incontinência Urinária: Problemas com incontinência urinária também podem ser tratados pelo conceito da Medicina Tradicional Chinesa, tanto para pacientes adultos quanto em crianças.

Dores nas costas:  A acupuntura pode oferecer alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, como a lombalgia. Mas um estudo do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo defende que a técnica precisa estar aliada ao tratamento convencional para apresentar melhor resultados.

Ajuda a parar de fumar: Se você decidiu abandonar o cigarro, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas que normalmente seguem à abstinência da nicotina, como ansiedade e insônia , lembrando que as agulhas estimulam a produção de endorfina, serotonina e dopamina (hormônios do prazer e bem-estar).

Em geral, o tratamento através da acupuntura para tabagismo, álcool e algumas drogas mostra-se eficaz. Para atingir os resultados desejados, é recomendado que o paciente faça uma sessão por semana, durante 3 meses ou mais, dependendo de cada pessoa.

Existem vários tratamentos de saúde alternativos, mais nenhum que tenha alcançado o reconhecimento da comunidade científica como a acupuntura. é um tratamento que expandiu-se por todo o planeta com grande aceitação pública. No Brasil existem várias clínicas onde você pode encontrar essa técnica de atendimento, os planos de saúde já contemplam esse tratamento que é procurado por muitos pacientes. A amil saúde disponibiliza em sua vasta rede conveniada, um grande número de estabelecimentos de saúde que oferecem esse tratamento.

Na operadora amil você encontrará aquele plano de saúde que vai trazer para você o melhor tratamento alternativo ou não, que sua família escolheu, adquira já um dos nossos planos de saúde e resolva qualquer problema que possa tirar sua tranquilidade e tranquilidade da sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *